Ashampoo FireWall 1.20

"Um firewall efetivo e gratuito que chegou para resolver seus problemas e proteger seu PC na Internet!"

Você provavelmente já sabe que precisa de um programa do tipo firewall para usar a Internet com segurança. Além de protegê-lo contra ataques na Web, um bom firewall também lhe diz quando novos softwares instalados tentam usar seu modem para se conectar a algum telefone.

É claro que existe o firewall do Windows, mas muitas pessoas não sabem que ele é incapaz de detectar ou impedir a ação de muitos vírus maliciosos e spywares. Se o cuidado necessário não for tomado, seu PC pode chegar aos extremos de ser controlado por spammers e hackers destrutivos, tornando-se uma espécie de "zumbi" prejudicial a você e a outros computadores conectados à Internet.

Se você não possui um diploma no curso de Ciências da Computação, usar um firewall pode ser uma tarefa um pouco frustrante. Os programas desse naipe geralmente apoiam-se em jargões confusos, dando-lhe a sensação de que você está instalando um pacote de aplicativos completo e não apenas uma ferramenta de rede básica.

Ashampoo FireWall é diferente, pois oferece proteção completa sem tecnicismos, além de ser pequeno e eficiente ao invés de grande e confuso. Você já começa a notar a facilidade do programa logo quando entra no "Configuration Assistant" - um guia que conduz cada passo do processo de configuração. Logo depois, segue o "Easy Mode" com explanações claras, mesmo para quem não entende muito de informática.

Outro destaque é que o programa é surpreendentemente compacto. Mesmo com as suas quatro ferramentas de segurança, trata-se de um utilitário leve com baixo consumo de memória e recursos do sistema. Em outras palavras: proteção pesada sem sobrecarregar seu computador.

A interface do software é outro ponto que fala por si só, com botões auto-explicativos e ícones que ilustram as pricinpais funções. A fabricante do software - a Ashampoo - já possui anos de experiência no mercado, criando softwares ímpares na funcionalidade e facilidade.

Os mesmos conceitos aplicados em programas conceituadas da empresa estão presentes neste novo firewall. Você encontra as informações sempre na tela em locais apropriados e de fácil acesso, na maioria das vezes até evitando que você precise consultar a ajuda do programa. E por falar nesta última, em caso de dúvidas ela fornece informações detalhadas e instrutivas. O único inconveniente é que ela está em inglês.

Ashampoo FireWall pretende agradar a todos, independente do grau de conhecimento de informática. Para os experts e usuários avançados, há infindáveis recursos clicando na opção "Expert Mode". Este modo trabalha com as tradicionais regras que você encontra nos firewalls, com especificações exatas de quais portas e tipos de conexão serão permitidos.

Ainda falando nos usuários avançados, também há a possibilidade de monitoramento de conexões de rede locais e conexões internas no próprio computador. Informações detalhadas sobre todas as comunicações, configurações e estatísticas são discriminadas e atualizadas em intervalos definidos pelo usuário num log confortável.

0 comentários: