Windows Live Mail Desktop 2009

Windows Live Mail Desktop é o novíssimo aplicativo da Microsoft, integrante da família de programas incluídos no pacote Windows Live, que lhe permite enviar e receber e-mails de várias contas, além de ter funções adicionais, como calendário, caderno de endereços, leitor de RSS e grupos de notícias. Dotado de uma interface extremamente limpa, o programa segue a linha dos programas desenhados para se adequarem ao esquema de cores do Windows Vista e futuros sucessores.

Versatilidade

O Windows Live Mail Desktop não é o tipo de programa “engessado”, como muitos clientes de e-mail são. Você pode personalizar cores, alterar o modo como ele exibe as mensagens, mudar a ordem dos painéis ou simplesmente ocultá-los, caso você não os use.

Diferente do que ocorre com os e-mails baseados na Web (exceto Gmail, que possui o Gmail offline), todas as suas mensagens podem ser acessadas mesmo que você não esteja conectado à internet. Se de repente você lembrar que tem que enviar uma mensagem em um momento que não há conexão, escreva-o e clique em enviar. Quando for detectada conexão, o Windows Live Mail Desktop fará o envio do seu e-mail automaticamente.

Esqueça das limitações que os e-mails baseados na web oferecem. Se você está cansado de não poder enviar imagens no corpo do texto, utilize o Windows Live Mail Desktop, pois com ele você não precisa necessariamente mandar fotos somente como anexos. Além disso, há a possibilidade de configurar um papel de carta para que seu e-mail fique muito mais parecido com você.

Envie e-mails com papéis de carta e fotos.

Contas externas

Você pode adicionar seus endereços de e-mail e checá-los sem a necessidade de acessar cada um individualmente. O manuseio das mensagens é muito similar à forma como o extinto Outlook Exrpress fazia, porém de forma muito mais simples e com um visual limpo e bonito, que é marcante em todos os softwares da geração pós Windows Vista.

Detalhe: se você tem mais de uma conta no Hotmail, será possível adicionar todas elas ao programa para que não seja necessário fazer login e logout no Hotmail a cada vez que você quiser alternar entre as contas!

Utilize várias contas de e-mail

Para poder utilizar o Windows Live Mail Desktop com contas que não sejam do Hotmail, é necessário que os serviços escolhidos possuam suporte a POP3 ou IMAP. Quando você adiciona as contas de outros serviços, o Windows Live Mail os reconhece automaticamente e informa de maneira breve o que você deve fazer para que o programa se conecte a eles. Caso você não saiba se o seu serviço de e-mail suporta POP3 ou IMAP, basta entrar nas configurações dele e localizar uma opção que tenha um texto parecido com “Encaminhamento POP/IMAP” (que é o texto informado no Gmail).

Para não se perder em meio a várias contas, você pode alterar a cor do nome de cada uma delas. Por exemplo, se você tem uma conta do Hotmail e uma do Gmail, é possível deixá-las com cores diferentes, para que cada uma delas seja diferenciada da outra através de cores diferentes.

Segurança

Se você já conhece o Hotmail que é acessado através do navegador, com certeza não terá problemas para utilizar os recursos de segurança, já que eles são praticamente idênticos. Os filtros de spam, phishing e outros tipos de mensagens nocivas, são extremamente confiáveis, assim como os do serviço online. Quando você receber um e-mail de um remetente desconhecido, o programa sinalizará e perguntará se você deseja inseri-lo em sua lista segura ou excluí-lo para sempre, bloqueando futuras mensagens provenientes daquele endereço.

Endereços de e-mail que fizerem parte da lista negra pública serão automaticamente movidos para a pasta de lixo eletrônico, evitando assim que qualquer ameaça consiga penetrar as defesas do seu PC, não importando se a mensagem prejudicial foi recebido através do Hotmail, do Gmail ou qualquer outra conta.

Integração

Todos os programas que fazem parte do pacote Windows Live são integrados, ou seja, fazendo login em um deles, você pode acessar todos os outros sem precisar digitar novamente a sua senha e nome de usuário. Quer acessar se perfil do Windows Live à partir do Mail? Simples! Basta clicar no botão com o seu nome (conforme imagem abaixo) e depois na opção “Exibir seu perfil”. Quer abrir o Windows Live Messenger? O mesmo menu mostrado na imagem permite essa ação.

Integração

Leitor de notícias e RSS

Se você costuma ler blogs, notícias e outros conteúdos disponibilizados através de RSS, o Windows Live Mail Desktop pode agregar tudo na área de Feeds do programa. Basta clicar no link “Adicionar Feed” e preencher o endereço completo para que o seus Windows Live Mail passe a receber o conteúdo de forma simples, rápida e segura.

Leitor de feeds

É possível receber seus feeds RSS favoritos por e-mail. Basta que você use o Internet Explorer 7, por exemplo, clicando em "Adicionar um feed". Depois de selecionar os feeds desejados, a informação será enviada diretamente para a sua caixa de entrada no Windows Live Mail Desktop. O RSS é a maneira mais simples para se manter informado pela Internet e receber o melhor conteúdo atualmente.

Agenda

Você poderia pensar que o Windows Live Mail Desktop é só uma versão recauchutada do falecido Outlook Express. Entretanto, isso está longe de ser verdade. A Agenda do Windows Live Mail possui funções já existentes no seu antecessor, como a inserção de eventos, aniversários e suporte a lembretes. Mas a inovação está na forma com que as tarefas marcadas na Agenda interagem com o usuário.

Função de calendário

É possível pode marcar uma reunião ou um lembrete de aniversário e configurar o programa para que ele envie uma mensagem SMS para o seu celular, não deixando você esquecer a festa do seu melhor amigo, da sua mãe ou mesmo do seu animal de estimação. E não pára por aí: o programa mantém as entradas de sua agenda no computador e quando houver uma conexão disponível, as informações são sincronizadas com o serviço online do Windows Live Calendar, permitindo que você acesse sua Agenda de qualquer computador que possua uma conexão com a internet.


0 comentários: